Nossa Empresa

Fundada em 1983, a Santa Helena Sementes é uma empresa 100% brasileira, sendo uma das mais tradicionais no mercado de sementes de milho e sorgo em operação no Brasil. Investimos em tecnologia e inovação, buscando sempre os melhores resultados para pequenos, médios e grandes produtores, com maior produtividade por hectare.

Nossas sementes são provenientes de um extenso e rigoroso processo de pesquisa, que seleciona os melhores híbridos em genética e adaptação por ambiente para alta produtividade de grãos (safra e safrinha) e produção de silagem de alta qualidade, garantindo máxima rentabilidade ao produtor.

Nossa linha completa de sementes de milho e sorgo para grãos e silagem, atende aos mais altos padrões de qualidade exigidos pelo produtor brasileiro e também nos demais países onde atuamos. Contamos com uma equipe técnica altamente capacitada e uma experiência que vêm de mais de 35 anos de atividades no mercado.

Somos uma empresa que conhece o dia-a-dia no campo e trazemos em nosso DNA a tradição e o conhecimento no negócio de sementes do Grupo Agroceres.

Assim como você, somos apaixonados pelo campo e estamos sempre ao seu lado.

Santa Helena Sementes | Confiança e Resultado desde 1983

Proposta de Valores

Tecnologia & Inovação

Na busca incessante pela inovação, qualidade, atendimento e foco em resultados, investimos de forma constante em alta tecnologia de produção de sementes para plantios em grandes áreas ou pequenas lavouras. Oferecemos as melhores opções de sementes de milho e sorgo ao produtor rural, a partir de um amplo portfólio de híbridos com diversidade, sanidade e alto desempenho comprovados em campo.

Para a realização de pesquisas e desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, contamos com uma das mais modernas estruturas industriais do Brasil, com unidades de beneficiamento, equipamentos de última geração e armazéns climatizados, que preservam todas as características genéticas dos produtos.

A evolução dos produtos passa por investimentos constantes em nossos centros produtores. A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), de Patos de Minas/MG, passou por uma ampla modernização nos últimos anos. As novas instalações permitem manejo com alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade em todas as etapas do processo produtivo, proporcionando o que há de melhor aos produtores. A Unidade responde pelo abastecimento dos mercados nacional e internacional, além dos centros de distribuição em Rondonópolis/MT, Itumbiara/GO, Bandeirantes/PR, e Erechim/RS. Todo o processo de produção é 100% rastreado. Os investimentos permitiram ainda maior capacidade de armazenagem, além de tratamento padrão para o controle de pragas e Tratamento de Sementes Industrial (TSI), por meio de parceria com a Bayer.

Possuímos banco de germoplasma próprio e usamos ferramentas de última geração na obtenção e seleção de linhagens e híbridos de milho e sorgo em nossos centros de pesquisa: Passo Fundo/RS (região subtropical), Patos de Minas/MG (região tropical de altitude), Sorriso/MT (tropical baixa) e Ipiaçú/MG (região de baixa altitude). Nossa rede de experimentação científica é ampla, abrangendo as principais regiões produtoras de milho e sorgo no Brasil, além de países da América Latina e da África.

Qualidade

Nossa produção de sementes está centralizada no Noroeste de Minas Gerais, região tradicional na produção de sementes híbridas de milho e sorgo, principalmente nas cidades de Paracatu e Patos de Minas. A totalidade da área de produção é irrigada sob pivot central, contando com a parceria de agricultores experientes no plantio e cultivo de sementes.

Em todas as etapas do processo produtivo são adotados os mais altos padrões de qualidade desde a seleção dos parceiros, que passam por rigorosa avaliação da área em que será instalado no campo de produção, o sistema de cultivo - com o objetivo de explorar todo potencial produtivo - e a colheita mecanizada, além do transporte em espigas respeitando período rigoroso entre a colheita e o início da secagem na UBS. Desta forma, disponibilizamos sementes com elevado padrão de qualidade, tendo como linha de frente o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade do processo produtivo.

Nossa Unidade de Beneficiamento de Sementes, localizada em Patos de Minas, conta com uma equipe altamente capacitada, além de avançada tecnologia disponível no mercado para a produção de sementes híbridas de milho e sorgo. Com a secagem em espigas e todos os processos controlados por procedimentos rígidos de qualidade, conseguimos obter sementes com maior vigor, assegurando assim que a semente que chega ao cliente tenha padrões de qualidade muito acima dos exigidos pela legislação e atendendo as expectativas do produtor, cada vez mais exigente.

A sustentabilidade ambiental é colocada em primeiro plano. Na unidade produtiva, por exemplo, resíduos industriais são aproveitados no próprio sistema de produção. As águas utilizadas no processo produtivo são tratadas antes do descarte. O respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade são considerados desde o campo até o consumidor final.

As câmaras climatizadas são outro diferencial que refletem nossa preocupação em investir na qualidade e preservar as condições fisiológicas das sementes produzidas, por meio de controle total da temperatura e umidade do ambiente. As câmaras climatizadas proporcionam sempre um produto de qualidade pronto para a comercialização no mercado.

Para garantir a qualidade das sementes, nosso laboratório está acreditado pela ISO 17025 e pelo Ministério da Agricultura com o RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas). Realizamos testes, ensaios e amostragem, sempre respeitando os padrões nacionais e internos, além de trabalhar com o Sistema de Gestão da Qualidade, rastreando todos os testes executados no laboratório e UBS. Para obter tais produtos, possuímos um padrão interno de avaliação das análises, incluindo avaliação de pureza (para garantir que não haja presença de outras sementes e sementes infestantes); germinação (avaliando o potencial de germinação da semente em condições ideais); sementes infestadas (para confirmar se há presença de insetos primários); vigor (verificar a capacidade que a semente tem de suportar condições adversas); dano mecânico (garantir a qualidade física da semente em relação à colheita e beneficiamento); e Tetrazolio (avaliação na pré-colheita da viabilidade de germinação da semente). Todo esse processo garante que sejam selecionadas as melhores sementes de milho e sorgo para o mercado altamente exigente.

Atendimento

Aliado ao processo produtivo e de alta qualidade, temos equipes administrativas sediadas em Rio Claro/SP e em Patos de Minas/MG. Com o objetivo de trazer flexibilidade e rapidez nos processos de atendimento aos clientes, dispomos de vários meios de comunicação de fácil acesso para envio de pedidos e esclarecimento de dúvidas. Essa equipe também é responsável pelo trabalho de conscientização dos motoristas, que transportam as sementes até os clientes para oferecer um trabalho de qualidade, garantindo produtos adequados nos pontos de venda.

Atuamos em todas as regiões do território nacional e outros países da América do Sul e África. Oferecemos uma linha completa de híbridos selecionados, capaz de atender às diferentes necessidades do mercado de milho e sorgo. Contamos com uma equipe comercial altamente capacitada que atua em diferentes mercados, atendendo todos os profissionais do agronegócio - revenda, cooperativa ou produtor rural - levando sempre qualidade e confiança para o campo. Temos ainda uma equipe de agrônomos altamente treinada e comprometida com o suporte e assistência técnica pós-venda.

Resultado

Nada é mais gratificante para nós que ver expresso no resultado do cliente o nosso empenho em levar tecnologia, produtividade e rentabilidade ao produtor rural. A ótima resposta em campo dos produtos Santa Helena Sementes é o compromisso que norteia todo o nosso processo.

Trabalhamos e investimos para que cada vez mais nossos híbridos de milho e sorgo possam entregar para o produtor mais rendimento, ou seja, mais grão, mais leite e mais carne.

A Santa Helena Sementes se orgulha de dia após dia e a mais de 35 anos levar tecnologia para o campo e contribuir para os melhores resultados dos agricultores e pecuaristas.

Responsabilidade Social

O Grupo Agroceres busca disseminar a prática da responsabilidade social, realizando ações de apoio a entidades assistenciais e atuando na construção e melhoria do bem estar comum. Para isso, aplica princípios de cidadania e desenvolve um comportamento socialmente responsável e coerente, oferecendo à população em situação de vulnerabilidade social alternativas para a melhoria e prosperidade social, por meio das seguintes ações:

  • integração com a comunidade local;
  • sensibilização de funcionários e pessoas para a realidade social;
  • realização de trabalhos em equipe, integrando funcionário - empresa - comunidade;
  • melhora do bem estar social da comunidade local.

 

Serviço Social

O Serviço Social do Grupo Agroceres é responsável pelo desenvolvimento de um trabalho de apoio e orientação aos funcionários e seus familiares em suas necessidades específicas, independentemente de cargo ou nível hierárquico, buscando com isso a promoção e fortalecimento social de seus funcionários.

Exemplos do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social: Semana da Saúde, Programa Portas Abertas, Férias na Agroceres, Programa de Dependência Química, Programa de Prevenção à AIDS, atendimentos diversos etc.

CFV – Comitê de Funcionários Voluntários

Grupo constituído em 1999 por funcionários de diversas áreas, por meio de adesão voluntária, o Comitê conta com os seguintes objetivos: promover campanhas de ações sociais dentro e fora da empresa; prestação de serviço específicos à comunidade, utilizando suas habilidades e conhecimentos técnicos; identificação de entidades filantrópicas elegíveis para receberem apoio do CFV e da Agroceres.

O CFV realiza rotineiramente diversos tipos de campanha como do agasalho, livro, material escolar, brinquedo, alimento, produtos de higiene etc.

 

Relatório de Responsabilidade Social

Confira abaixo, alguns indicadores sociais e as principais ações do Grupo Agroceres pela sustentabilidade do planeta:

BIÊNIO 2014/15  BIÊNIO 2012/13  BIÊNIO 2010/11