Você sabe como fazer o melhor controle do capim-amargoso no milho?
O capim-amargoso é uma das mais difíceis plantas daninhas a serem controladas no milho. Para explicar como fazer o manejo efetivo, temos a Ana Lígia Giraldeli, engenheira agrônoma, mestre e doutora na linha de pesquisa de plantas daninhas.
Por que é tão difícil controlar o capim-amargoso no milho?
O controle do capim amargoso na cultura do milho ele é um pouco mais complexo porque o milho, assim como essa daninha, é também uma gramínea. Portanto, nós temos poucas opções de herbicidas que sejam seletivos para o milho e que controlem o capim-amargoso
Quais herbicidas utilizar para o capim-amargoso no milho?
Temos os herbicidas usados em pré-emergência que podem ser utilizados no sistema de aplique plante que é o caso da trifuralina, s-metolachlor e isoxaflutole, com destaque para o s-metolachlor que tem apresentado bons resultados.
Em pós-emergência, alguns herbicidas podem ser aplicados na pós-emergência precoce, que é o caso do nicosulfuron do tembotrione e mesotrione. Devemos ficar atentos para qual híbrido de milho nós estamos utilizando, verificando se ele é seletivo ou não ao herbicida nicosulfuron.
Lembrando que no caso do milho ser RR (tolerante ao glifosato) nós vamos entrar com esses herbicidas na pós emergência associado com o glifosato, então.
O que fazer para controlar essa planta daninha já desenvolvida?
Hoje não existem opções eficientes para o controle de plantas daninhas mais desenvolvidas e perenizados de amargoso.
O ideal é combinar herbicidas na pré-emergência do milho e para os escapes entrar com os herbicidas em pós-emergência.
Santa Dica
O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.