Como fazer o plantio do milho para silagem? Santa Dica Podcast Episódio 12

Podcast 12

Ouvir Podcast

Como fazer o plantio de milho para silagem?

O plantio do milho é um fator importantíssimo no resultado de uma silagem de alta qualidade. Mas você sabe como fazer o plantio de milho especificamente para silagem? 

Aqui vamos falar sobre como fazer esse tipo de plantio de milho com o especialista Luis Antonio Keplin, consultor da Santa Helena Sementes, Zootecnista e mestre em produção animal. Confira! 

Os primeiros passos para um bom plantio de milho para silagem 

Para que o produtor tenha uma silagem de excelente qualidade é fundamental que ele tenha um bom planejamento de plantio principalmente em alguns fatores como: 

  •  Velocidade plantio 
  •  Profundidade da semente 
  •  Evitar contato da semente com o adubo 

Além disso, nós temos observado que os plantios entre 4,5 e 5 Km/h conseguimos as melhores distribuições de sementes e adubos na linha, evitando que o produtor tenha uma sequência de falhas e duplas, o que compromete a qualidade da silagem.  

O problema das plantas duplas é que elas acabam tendo uma espiga menor e perdendo qualidade por planta, enquanto as falhas não são compensadas, muitas vezes com a planta vizinha produzindo uma espiga maior. Então, dessa forma, o produtor tem uma perda pela má distribuição de plantas.  

Assim, vemos a grande importância de um estande adequado e bem distribuído.  

Para exemplificar, podemos fazer uma conta muito simples: cada planta de milho tem um potencial aproximado de 0,5 L de leite. Cada planta que faltou, fazendo uma contagem de estimativa da sua área, você chegará no potencial de leite que está perdendo.  

Plantio de milho para silagem e pragas iniciais 

Um outro fator que o produtor deve lançar mão é a utilização de sementes com tratamento de semente industrial. 

Nós temos hoje na Santa Helena Sementes o tratamento de Dermacor e Poncho, que é hoje considerada a melhor cobertura e a melhor proteção para sementes nessa fase inicial. 

Lembrando que, nessa fase jovem, a planta tem em média nove pragas, aéreas como pragas de solo, que atacam a planta nessa fase jovem.  

Ou seja, a semente precisa estar protegida nesses primeiros dias durante emergência e após emergência para que o produtor tenha o estande que ele deseja ao final da sua silagem.  

Adubação para plantio: a distribuição é tão importante quanto a quantidade 

Muitas vezes enfatizamos bastante as doses, por exemplo, uma recomendação de 420 Kg/ha de adubo com 70 mil plantas finais e espaçamento de 50 cm.  

Porém não é 420 Kg de adubo que o produtor tem que estar preocupado, ele deveria pensar que vai colocar 21 g de adubo por metro em cada linha da máquina, disponibilizando aproximadamente 6 gramas de adubo na linha por planta.  

É isso que devemos estar atentos: todas as plantas recebendo a mesma nutrição. Dessa forma, todas as plantas vão estar, além de bem distribuídas, bem desenvolvidas e com espigas homogêneas.  

Essas plantas bem distribuídas e homogêneas vão produzir também espigas homogêneas, favorecendo o corte da silagem, onde os grãos vão ser grandes da base até a ponta da espiga.

Santa Dica

O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.

Veja também: Qual é a altura ideal de corte do milho para silagem? Como fazer a escolha certa do híbrido de milho para silagem?

Inicie uma discussão

Inscreva-se

Posts Recentes

Podcast 12