Quais as dicas para um bom estabelecimento do sistema milho e soja? Santa Dica Podcast Episódio 14

Podcast 14

Ouvir Podcast

Quais as dicas para um bom estabelecimento do sistema milho e soja?

O sistema milho e soja é o mais utilizado na produção agrícola brasileira, sendo que, em geral, a soja é cultivada no verão, enquanto o milho é cultivado na safrinha. 

Mesmo já tradicional, há algumas dicas para que ocorra um bom estabelecimento de milho e soja que podem ser fundamentais para uma boa produtividade. 

Para falar sobre o assunto, convidamos o engenheiro agrônomo Eduardo Zago, que é também mestre na linha de pesquisa de sementes e gerente de vendas da Petrovina sementes, sediada no Mato Grosso. 

Para um bom estabelecimento, é preciso um bom planejamento 

É necessário o planejamento bem feito das duas culturas, realizando os tratos culturais nos momentos certos, pois os detalhes fazem a diferença. Considere também no planejamento a capacidade operacional para o plantio e colheita.   Nesse planejamento, estude sua área observando o regime de chuva da sua região, onde após o estabelecimento da cultura da soja é possível planejar a implantação da safrinha de milho e determinar qual híbrido implantar. 

Atenção ao plantio de milho e soja 

Como o próprio nome sugere, o bom estabelecimento das culturas passa pela boa semeadura. E, para isso, é muito importante observar:

  •  Regulagem da semeadora plantio; 
  • Verificar se as sementes estão dentro das populações indicadas, considerando o espaçamento
  • Atentar para a velocidade de plantio, que é um fator determinante para a boa distribuição das sementes; 
  • Profundidade da semeadura, que pode limitar a germinação das sementes 

A semente é o ponto-chave para um bom sistema milho-soja 

Observando o investimento na cultura, podemos escolher uma semente de híbrido mais indicado para abertura, meio ou fechamento, sendo que o objetivo é extrair o máximo rendimento das duas culturas.  

Você pode ver mais sobre a escolha do cultivar de soja, pensando no milho safrinha, neste episódio aqui

Além disso, hoje podemos contar com o tratamento industrial das sementes. Isso possibilita ao agricultor o recebimento de sementes prontas para o plantio, com a dose certa de cada princípio ativo, facilitando o manejo e dando a segurança para o controle de pragas e doenças iniciais das culturas.  

As sementes trazem consigo uma alta carga genética capaz de entregar ótimos resultados. Nós precisamos extrair esse potencial propiciando um bom ambiente para que essas sementes expressem sua genética, nos entregando o máximo de rendimento ao fim do seu ciclo.  

Dessa forma, sementes de alta qualidade é um fator determinante para garantir um bom estabelecimento das culturas. Por isso, sempre procure fornecedores de sua confiança que garantem a entrega das suas sementes no momento certo com a qualidade necessária para o bom estabelecimento da sua lavoura. 

Santa Dica

O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.

Inicie uma discussão

Inscreva-se

Posts Recentes

Podcast 14