Escolher um cultivar de soja que possibilite também uma boa safrinha de milho não é tarefa fácil.
Para esclarecer o assunto, trouxemos o Eduardo Zago, engenheiro agrônomo, mestre na linha de pesquisa de sementes e gerente de vendas da Petrovina sementes, sediada no Mato Grosso.
Planejamento agrícola
O primeiro passo essa escolha é um planejamento agrícola. O planejamento é o principal fator de sucesso na atividade.
Para isso, devemos levar em consideração alguns fatores primordiais que vão direcionar as decisões a respeito do plantio das cultivares.
Dessa maneira, devemos fazer uma análise técnica e gerencial da atividade, pois precisamos buscar o máximo de produtividade das duas culturas.
Para a soja, é necessário conhecer a melhor época de plantio da região, com isso é possível prever o ciclo da cultura e data provável da colheita, possibilitando ou não a safrinha de milho.
Temos cultivares de soja que podem abrir plantio, enquanto outras precisam ser plantadas na melhor janela, influenciando no bom desempenho da cultura da soja no seu ciclo vegetativo. Consequentemente, isso modifica a implantação do milho safrinha.
Conheça sua área
Conhecer o tipo e fertilidade do solo também direciona decisões sobre o investimento, além da própria escolha de cultivares de soja e híbridos de milho.
Também é preciso saber a sanidade da área, verificando o histórico de cultivares já plantados e seu desempenho. Esse histórico pode ser um indicativo de doenças de solo e nematoides, os quais necessitam de atenção na escolha das cultivares a serem direcionadas nesse talhão.
Atenção nas características da cultivar de soja
Escolha cultivares que apresentam maior potencial produtivo, observando também o ciclo e época de plantio que permitam realizar a safrinha de milho na melhor época. Direcione os melhores talhões da fazenda para esse planejamento.
Para o plantio do milho, siga os mesmos cuidados que citamos aqui para a escolha da cultivar de soja.
Ou seja, faça o planejamento, se atente ao tipo de investimento baixo necessário, a janela ideal, e outros.
Além disso, é importante escolher híbridos adaptáveis e de alta produtividade na região, tanto para a soja como para o milho. Nesse sentido, veja aqui o portifólio completo da Santa Helena Sementes, onde você encontra todas as características dos híbridos e regiões adequadas.
Lembre-se que os detalhes na implantação e na condução das culturas são determinantes para a máxima produtividade e, por isso, procure sempre uma assistência técnica qualificada e siga as orientações de população e de manejo para cada cultura.
Com um planejamento bem feito é possível obter o máximo de resultados das duas culturas.
Santa Dica
O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.