O que é vigor da semente e qual a importância disso na cultura do milho?
Neste episódio falaremos com a Professora Maria Laene sobre vigor da semente. Ela é Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora na área de sementes, além de ser professora aposentada da UFLA e 2ª vice-presidente da ABRATES.
Qual a importância do vigor da semente de milho?
O vigor da semente é uma característica importantíssima quando consideramos que a semente é um ser vivo e que tem a sua máxima qualidade quando ainda está na espiga, na fase de maturação fisiológica.
A partir daí a semente não recebe mais nutrição da planta mãe, mas tem que respirar e transpirar, gastando a sua energia e perdendo a sua qualidade inicial.
Esse processo chama-se deterioração e é o inverso do vigor, quanto mais deteriorada, menos vigorosa é a semente.
O que é vigor da semente?
O vigor da semente pode ser definido como um conjunto de propriedades das sementes que determinam seu potencial para uma emergência rápida e uniforme e para o desenvolvimento de plântulas sobre uma ampla faixa de condições de campo.
Nem sempre é fácil entender o vigor, mas existem 3 expressões que são fundamentais para que a gente possa entender.
1. Emergência rápida
A primeira delas é emergência rápida. Lotes vigorosos germinam mais rapidamente e o rápido estabelecimento traz vantagens na competição com plantas invasoras.
2. Emergência uniforme
A segunda expressão é emergência uniforme, o vigor afeta a capacidade das plântulas em acumular nutrientes nos estados iniciais do crescimento, nenhuma planta mais desenvolvida compete com outra menos desenvolvida refletindo então positivamente na produção por planta.
3. Desenvolvimento de plantas em ampla faixa de condições de campo
Nós nunca vamos conseguir prever o que vai acontecer em termos de variação climática na época da semeadura, mas, mesmo em condições de estresse, sementes de alto vigor tem um desempenho superior nas lavouras favorecendo a expressão de todo seu potencial genético.
Isso garante agilidade no desenvolvimento, e até mesmo, maior resistência a algumas pragas e doenças.
O que nós não podemos esquecer é que o vigor é comparativo e é relativo. Isso significa que podem existir diferenças entre cultivares quando comparamos, sendo vigoroso em relação a determinadas características e menos e rigoroso em relação a outras características.
Principalmente hoje, como a embalagem de sementes já vem com o número de sementes necessárias para semear em uma determinada área, é muito importante garantir que os lotes têm altas germinações e alto vigor.
Santa Dica
O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.
Veja também: Como é feito o teste de germinação do milho e porque ele é tão importante na implantação da cultura?