Como fazer a escolha certa do híbrido de milho para silagem? Santa Dica Podcast Episódio 06

Podcast 6

Ouvir Podcast

Você sabe como fazer a escolha certa do híbrido de milho para silagem?

Milho híbrido para silagem é um questionamento comum na hora de plantar a lavoura. Para tirar dúvidas que envolvem o tema contamos aqui com o Luiz Antônio Keplin. 

Keplin é Zootecnista e Mestre em produção animal, iniciou a carreira como professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ampla experiência no assunto, inclusive participando de projetos nacionais e internacionais.  

Milho híbrido para silagem: escolha de acordo com o objetivo da sua produção 

Na tomada de decisão de um híbrido para silagem o produtor deve estar muito atento aquilo que ele precisa na sua propriedade: se ele de grão úmido, silagem pré-secada, etc. 

Ou seja, ele deve escolher um milho que combine com a situação na sua propriedade. Caso ele use somente como fonte de fibra, então ele deve observar nos dias de campo da Santa Helena a composição percentual das partes da planta de milho. 

Por exemplo, quando nós apresentamos os milhos Santa Helena, eles possuem acima de 65% de espiga na composição entre colmo, folha e espiga, além de observar que a espiga deve conter no máximo 11% de palha e acima de 70% de grãos. 

Dessa forma, nós temos uma planta que vai apresentar acima de 50% de grãos na silagem. 

Principais características que o híbrido para silagem deve apresentar 

Um ponto importante para se atentar é sobre o formato da espiga. Uma espiga cilíndrica tem grãos da base até a ponta, com grãos grandes que favorecem seu quebramento pela ensiladeira de uma linha ou ensiladeira automotriz.  

Quando esses grãos não são homogêneos (espiga que não é cilíndrica) o produtor acaba observando a saída de grãos nas fezes. Híbridos como 7970 e 7930 possuem essa característica de espiga cilíndrica. 

Também se atente para as características agronômicas desse material. Verifique se o material apresenta sanidade de colmo, de folha, sabugo e grão, tem ampla adaptação na região e se apresenta boa janela de colheita, mantendo a qualidade apenas variando a umidade.  

Se sim, então é um bom indício de que é uma boa opção para silagem. Essas características são comprovadas nos materiais da Santa Helena, além dos fatores nutricionais adequados, os quais são atestados por análises bromatológicas, resultados de campo e avaliações com animais vivos, como veremos mais profundamente a seguir. 

Escolha híbridos de milho com seleção específica para silagem 

A Santa Helena também realiza análises com animais vivos. Amostras e silagens são colocadas, através de uma fístula, no rúmen dos animais, onde é feita a avaliação de digestibilidade da fibra e digestibilidade do amido. 

Depois que o material é aprovado nessa técnica ele passa para última etapa, a qual é a avaliação com os animais (vacas de leite de alta produção), média de produção acima de 40 litros de leite, comparando o desempenho da silagem em relação a outros híbridos.  

Somente se o híbrido tiver um excelente comportamento, ou seja, excelente resposta (mais leite, leite com mais qualidade, com mais extrato seco, com mais proteína, com mais gordura), ele será recomendado ao produtor. 

Note que apenas depois deles serem aprovados em todas as técnicas é que o híbrido chega até o produtor. Questionem e observem isso. Esses são fatores importantes ao produtor que quer uma silagem de alta qualidade. 

Santa Dica

O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.

Veja também: Qual é a altura ideal de corte do milho para silagem?

Inicie uma discussão

2 comentários
    • Olá Antônio! Isso vai depender muito do híbrido, do seu manejo e da sua região. Se preferir, podemos indicar nosso consultor mais próximo de você, só nos informar qual sua região.
      Obrigado por nos acompanhar e abraço!

Inscreva-se

Posts Recentes

Podcast 6