Quais as vantagens do cultivo de sorgo e expectativas do seu mercado? T.2 Ep.20

Podcast 38

Ouvir Podcast

Quais são as vantagens em se cultivar sorgo? E quais as expectativas do seu mercado?  

 A cultura de sorgo vem crescendo no Brasil, mas as dúvidas sobre a cultura e sobre a realidade de seu mercado permanecem. Para esclarecer essas questões, temos a satisfação de conversar neste episódio com o especialista Claudio Zago.  

 Claudio Zago é pesquisador de sorgo desde 1986, com o lançamento de diversos híbridos comerciais de sorgo granífero e forrageiro. Trabalhou também em programas de melhoramento de milho para silagem. Foi diretor da Santa Helena Sementes de 2009 até janeiro de 2020. Hoje é responsável pelo programa de desenvolvimento de produtos e serviços agronômicos da Santa Helena Sementes. 

Como está o mercado de sorgo atualmente e vale a pena investir na cultura?          

O sorgo granífero está se tornando a cada ano uma alternativa mais importante para a safrinha brasileira. 

A área plantada de sorgo tem aumentado significativamente nos últimos anos. A Crop Life Brasil estima que estamos plantando nesta safrinha entre 1,2 a 1,3 milhão de hectares de sorgo, com aumento de mais de 10% em relação à safra passada.  

O grande destaque na cultura de sorgo, se compararmos a cultura de milho, é sua maior tolerância a seca.  

Por isso, o sorgo granífero no Brasil é uma cultura tradicionalmente de safrinha, apresentando produtividade satisfatória mesmo em ano de seca, como é que estamos observando neste ano no Brasil central.  

Várias são as razões para o aumento na área plantada de sorgo nos últimos anos, vamos listar algumas aqui: 

  1. Menor custo de produção entre 20% e 30% em relação ao milho; 
  1. Grande interesse nas agroindústrias em reduzir os custos de sua dieta utilizando ingredientes mais baratos; 
  1. Maior e melhor oferta de híbridos comerciais pelas empresas de sementes; 
  1. Novas tecnologias, sendo que podemos citar aqui o lançamento do produto Benefic, que é um protetor de semente que nos permite utilizar o herbicida Dual Gold com excelente controle das plantas daninhas
  1. O uso cada vez mais frequente de fungicidas para o controle das principais doenças da cultura, que traz um resultado significativo no aumento da produtividade; 
  1. O grão de sorgo é um produto com alta liquidez no mercado, com grande procura no período de colheita. 

Estimamos colher este ano próximo de 3 milhões de toneladas de grãos, o que representa uma produtividade entre 2.500 a 2.300 kg/ha. 

A cultura de sorgo responde muito bem a melhoria de tecnologia começando por uma boa escolha de híbrido, investimento infertilidade, controle de ervas daninhas, pragas e doenças.  

Assim, podemos atingir níveis de produtividades acima de 6.000 kg/ha e o que com certeza trará uma remuneração muito satisfatória ao produtor. 

Quais são as expectativas do mercado de sorgo para o próximo semestre de 2021?             

No próximo semestre as expectativas do mercado de sorgo se apresentam muito boas, devido aos baixos estoques nacionais e mundiais de grãos e as condições climáticas críticas nas principais regiões produtoras de grãos. 

É importante ressaltar que a maior parte do sorgo no Brasil é utilizado na alimentação de aves, suínos e bovinos, podendo ser utilizado moído seco ou ensilado. 

Dessa maneira, o grão de sorgo, diferente do milho e soja, é um grão que se movimenta pouco no mercado e as exportações do Brasil são insignificantes.  

Ou seja, normalmente é adquirido por indústrias regionais de ração, integradoras ou usuários finais. Já que o valor nutritivo do sorgo é semelhante ao do milho, a indústria animal busca o grão no mercado com o propósito de redução nos custos das dietas.  

O preço do sorgo no mercado é indexado normalmente ao preço de milho entre 15% e 20% mais barato. Atualmente temos visto ofertas entre R$ 80,00 e R$ 90,00 a saca de 60 kg dependendo da região onde ocorre a comercialização.  

Além disso, passamos por um momento de período muito seco nas regiões de safrinha, o que configura uma redução na produção de milho, podendo sinalizar o mercado firme ou um aumento nos preços dos grãos. 

Nessa situação o grão deverá acompanhar a valorização do milho e mais que isso, será decisivo na oferta de grãos e estabilidade no mercado brasileiro. 

Veja também o episódio do Santa Dica sobre o pulgão no sorgo.

Santa Dica

O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.

Inicie uma discussão

Inscreva-se

Posts Recentes

Podcast 38