Como fazer o cálculo de semeadura de milho? – Santa Dica Podcast Episódio 03

Podcast 3

Ouvir Podcast

Como fazer o cálculo de semeadura de milho?

É muito comum ter dúvidas na hora de fazer o cálculo de semeadura de milho. Para esclarecer isso, trouxemos o Carlos Eduardo Brasil Gonder, que é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com Pós-graduação em proteção de plantas da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Cálculo de semeadura de milho: número de sementes por metro linear

Antes de tudo, é necessário definir a população desejada, espaçamento entre ruas (entre linhas), finalidade da lavoura e época de plantio. Com essas definições em mente, prosseguimos para o cálculo.

As empresas geralmente trabalham com embalagem de 60 mil sementes e, como exemplo, vamos trabalhar nessa lavoura com o espaçamento entre ruas de 50 cm. Precisamos agora saber quantas sementes por metro são necessárias.

Primeiramente, dividimos 10 mil metros quadrados (um hectare) por 0,50 m (espaçamento entre linhas). Desta forma, chegamos ao valor de 20 mil metros lineares que o hectare dessa área irá possuir. Agora vamos dividir as 60 mil sementes da embalagem pelos 20 mil metros lineares, chegando à quantidade de 3 sementes por metro. Portanto, é essa a quantidade de sementes que devemos jogar por metro para definir uma população de 60 mil sementes por hectare.

Cálculo de semeadura de milho: população de plantas

Se você deseja, por exemplo, trabalhar com 60 mil plantas aproximadas estabelecidas, vamos seguir para outro cálculo simples.

Geralmente as empresas fornecem a porcentagem de germinação. Aqui vamos considerar um exemplo a essa semente que eu adquiri possui 95% de germinação.

Agora, vamos pegar o valor de 60 mil sementes e dividir por 0.95 (que seria os 95% de germinação). Assim temos o valor de 63.158 mil sementes por hectare que eu devo colocar na minha lavoura.

Dividimos esse número por 20 mil metros lineares, chegando a 3,17 por metro para definir uma população aproximada de 60 mil plantas.

Após esses cálculos, e com a semeadora reabastecida de semente, faça uma semeadura de teste por 50 metros. Faça a contagem das sementes no solo nessa faixa teste, lembrando que plantas duplas ou falhas não podem ultrapassar 4%, com atenção também na distribuição dessa semente.

Santa Dica

O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.

Veja também: Qual o espaçamento ideal para milho?

Inicie uma discussão

8 comentários
    • Adereço.

      Boa tarde.
      Temos que pensar qual minha finalidade, grãos ou silagem.

      Mas de um modo geral, se nó pensarmos em populações finais entre 60.000 e 65.000 plantas por hectare, podemos regular nossa semeadura com 5,5 á 6 sementes/metro linear.

  • Bom dia! Esse mês de março irei plantar milho na minha proprieda aqui no estado da paraiba, estou querendo plantar 2 ou 3 hequiter. Porém gostaria de uma opinião qual a semente e o adubo que devo comprar e quantas sementes devo colocar nas covas, espacamento da rua, e entre covas. Obrigado.

    • Bom dia. Há vários critérios a se avaliar, mas pra não aprofundar e simplificar, EU, faria a uma distancia de 70cm entre linhas, e 2 sementes por cova a uma distânca entre covas de 25cm e usaria um npk 16x16x16

    • Olá Thiago, tudo bem? A população pode variar com a época de semeadura, se for safrinha utilize no máximo 60 mil plantas, já no cultivo de verão a população pode ficar entre 65 e 70 mil plantas. O que limitará é a fertilidade do solo e a adubação a ser utilizada. Abraços!

Inscreva-se

Posts Recentes

Podcast 3