Quais são as consequências de plantar a semente de milho na profundidade incorreta: esse foi o assunto da pergunta recebida através das redes sociais da Santa Helena, e quem explica mais sobre o tema é o Wallace Borges Coordenador de Serviços Técnicos da Santa Helena Sementes.
Para cada Dúvida do Agro, uma Santa Dica para você:
Dúvida: Quais as consequências de plantar a semente de milho na profundidade incorreta?
Hoje vamos falar sobre a profundidade de semeadura na cultura do milho.
Esse é um fator extremamente importante e que requer muita atenção do produtor, pois influencia diretamente na produtividade da lavoura.
Durante a semeadura, alguns aspectos merecem observação, entre eles, a profundidade de deposição da semente, que pode variar entre 3 e 7 centímetros, dependendo do sistema de plantio adotado e da textura do solo.
No sistema de plantio direto, há maior capacidade de retenção de água no solo e temperaturas mais amenas, quando comparado ao sistema convencional. Por isso, nesse sistema, é possível trabalhar com profundidades um pouco mais superficiais.
Em solos argilosos, a recomendação é semear entre 3 e 5 centímetros, pois são solos mais coesos e com maior capacidade de reter umidade. Já em solos arenosos, o ideal é uma profundidade entre 5 e 7 centímetros, uma vez que são menos coesos e retêm menos umidade. Assim, nesses solos, é necessário aprofundar mais a semente para garantir condições adequadas de germinação.
O cenário ideal é aquele em que as sementes germinam de forma rápida e uniforme. Quando a profundidade de semeadura é inadequada, esses dois fatores são comprometidos.
Sementes depositadas muito superficialmente ficam expostas a temperaturas elevadas e baixa umidade, prejudicando a germinação. Já quando a semente é colocada muito profundamente, ocorre o oposto: as temperaturas são mais baixas, o que retarda a germinação, além de aumentar o impedimento físico para a emergência, especialmente em solos argilosos, que são mais compactos. O milho, por sua vez, não tem grande capacidade de compensar esses espaços falhados na linha de plantio.
Embora alguns híbridos possuam maior capacidade de compensação de espiga, o ideal é evitar falhas. Além da redução do estande, há também o problema da matocompetição, resultando em dois importantes fatores de perda de produtividade.
Caso seja necessário algum ajuste na profundidade de semeadura, utilize a roda limitadora de profundidade da semeadora. Cada carrinho possui uma roda posicionada paralelamente ao disco de sementes. Para aumentar a profundidade, eleve a roda limitadora; para diminuí-la, abaixe essa roda.
Santa Dica
Para cada dúvida do Agro, uma Santa Dica para você! O Santa Dica convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas recebidas através das redes sociais abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.
Veja também os episódios do Santa Dica sobre:
Parceria Rural
Gestão Financeira na fazenda
Sucessão familiar