O beneficiamento de sementes constitui numa etapa extremamente importante para a semente de qualquer cultura, mas é especialmente significativo para a cultura do milho, já que possui algumas particularidades.
O beneficiamento é uma das últimas etapas do programa de produção de grãos e para falar sobre esse assunto trouxemos o Professor João Almir.
João Almir é doutor em agronomia e professor titular aposentado pela Universidade Federal de Lavras, atuando na área de sementes desde 1982.
O que é o beneficiamento de sementes?
O beneficiamento de sementes é uma etapa de suma importância dentro do processo de produção de sementes, o qual tem como princípio aprimorar as características físicas de um lote de sementes.
Dessa forma, no beneficiamento são retiradas todas as impurezas, tais como: restos de culturas, palha, pedaço de sagu, sementes de plantas daninhas, sementes quebradas, além de retirar sementes infectadas por fungos e sementes perfuradas por carunchos.
Qual a importância de um beneficiamento de sementes bem-feito?
Com a retirada de todas as impurezas, a qualidade física do lote é melhorada e, consequentemente, melhora também a qualidade fisiológica, já que são retiradas todas as sementes mal formadas e danificadas
Retirando as sementes perfuradas por insetos e aquelas manchadas por fungos, denominados grãos ardidos, o beneficiamento também aprimora a qualidade sanitária das sementes.
Vale ressaltar que o beneficiamento aumenta a longevidade das sementes ao longo do armazenamento pela retirada das impurezas e das sementes manchadas por fungos, os quais proliferam durante armazenamento.
Também no fluxo de beneficiamento, as sementes passam por secadores para reduzir sua umidade e isso faz com que a sua unidade seja aumentada.
Beneficiamento de sementes e plantio de milho
Outro fator importante do beneficiamento é a uniformização do tamanho da semente para facilitar o plantio. Todos nós sabemos que o milho é uma das espécies mais desuniformes em relação ao tamanho de suas sementes. Basta pegar uma espiga de milho e observar.
Portanto, no beneficiamento de sementes de milho existem vários equipamentos com o objetivo de classificar as sementes.
Primeiramente, as sementes são classificadas entre arredondadas e achatadas, sendo as sementes das extremidades das espigas de formato mais arredondado e a semente do meio da espiga mais achatadas.
As sementes ainda são classificadas quanto à largura, onde por meio de peneiras de crivos circulares separam as sementes em diferentes diâmetros.
Depois de classificadas quanto à largura, essas sementes também são classificadas quanto ao comprimento, utilizando o equipamento denominado cilindro alveolado, que geralmente classifica as sementes em longas, médias e curtas.
Assim, quanto mais uniforme estiverem o tamanho das sementes mais eficiente será o plantio, principalmente para aquelas plantadeiras que utilizam discos.
Por isso, é de suma importância que o agricultor utilize o disco recomendado para cada tamanho de semente, o que já vem destacado na embalagem. Isso pode determinar o estande da lavoura, o que reflete na sua produção.
É importante ressaltar que, como já dito, o beneficiamento de sementes visa o aprimoramento da qualidade do lote. No entanto, se essa operação não for conduzida de forma cuidadosa, todos esses benefícios podem ser perdidos, pois dependendo da velocidade da regulagem das máquinas e, principalmente, dos elevadores podem causar danos mecânicos na semente.
Além disso, se as máquinas e elevadores não forem limpos adequadamente podem promover misturas de um híbrido para outro. Além disso, se não forem utilizadas as peneiras adequadas, a classificação não será bem feita e isso irá dificultar o plantio.
Por fim, no beneficiamento as sementes ainda são tratadas com produtos químicos à base de fungicidas, inseticidas e corantes, além de serem embaladas geralmente em embalagem de papel com 60 mil sementes ou de 20 kg.
Dessa forma, é importante que o agricultor leia todas as informações nessas embalagens antes de iniciar o plantio para que tenha sucesso na sua lavoura.
Veja também:
Como é feito o teste de germinação do milho?
O que é vigor da semente e qual a importância disso na cultura do milho?
Santa Dica
O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.