Digestibilidade FDN, qual sua importância e influência sobre o consumo dos animais e a produção de leite: esse foi o assunto da pergunta recebida através das redes sociais da Santa Helena, e quem explica mais sobre o tema é o Robson Ferreira, Coordenador de Serviços Técnicos da Santa Helena Sementes.
Para cada Dúvida do Agro, uma Santa Dica para você:
Dúvida: Qual é a importância da digestibilidade da FDN? E qual é a sua influência sobre o consumo dos animais e a produção de leite?
A digestibilidade da fibra tem papel fundamental no desempenho dos animais e na produção de leite. Para entender essa importância, é necessário considerar os principais fatores que interferem no controle do consumo voluntário dos animais, os quais podem ser divididos em dois grupos: fatores químicos e fatores físicos.
No caso de vacas leiteiras, o consumo é limitado principalmente pelos fatores físicos, já que estas recebem dietas com alta proporção de forragem. Com isso, a sensação de saciedade é induzida principalmente pela a repleção física que a fibra da dieta faz na parede ruminal.
Levando em consideração que o ingrediente volumoso mais utilizado é a silagem de milho, torna-se necessário buscar estratégias que possibilitem o aumento a digestibilidade da fração fibrosa deste alimento. Pois desta forma é possível maximizar o consumo e o desempenho destes animais. Dentre as práticas que podem ser utilizadas com este intuito, pode-se destacar: a realização da colheita da lavoura no ponto de corte ideal e a utilização de híbridos de milho com fibra de alta qualidade.
Há estudos científicos que mostram que o ganho de um ponto percentual na digestibilidade da fibra, proporcionam incrementos individuais de 170 gramas no consumo diário de matéria seca e aumento de 250 gramas na produção de leite por vaca por dia (OBA e ALLEN, 1999).
Vale ressaltar que apesar do percentual de digestibilidade da FDN ter impacto sobre a produção de leite, esta não pode ser modulada durante ou após o processo fermentativo da silagem. Logo esta característica é determinada principalmente pelas linhagens utilizadas durante o processo de seleção genética dos híbridos.
Com híbridos de alta performance agronômica e excelente qualidade de fibra, a Santa Helena Sementes contribui para uma nutrição mais eficiente e produtiva no rebanho.
Santa Dica
Para cada dúvida do Agro, uma Santa Dica para você! O Santa Dica convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas recebidas através das redes sociais abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.
Veja também os episódios do Santa Dica sobre:
Parceria Rural
Gestão Financeira na fazenda
Sucessão familiar