Qual a importância e quais os tipos de tratamento de sementes? T.2 Ep.18

Podcast 36

Ouvir Podcast

Você já se perguntou se precisava mesmo de tratamento de sementes? E se é melhor o “on farm” ou industrial?  

Para explicar melhor o papel de destaque que o tratamento de sementes tem no sistema de produção agrícola, conversamos hoje com a Dra. Sílvia Ortiz Chini.  

Silvia é agrônoma e bióloga, mestre e doutora em agronomia pela Universidade de Passo Fundo.  Há 3 anos na BASF, hoje ocupa a cadeira de Consultora de Marketing em Tratamento de Sementes BASF. Possui experiência em Pesquisa e Desenvolvimento e docência na área de Produção Vegetal. 

Qual a importância de se fazer o tratamento de sementes?        

O plantio é um dos momentos de maior preocupação para os agricultores porque qualquer problema que nós tenhamos nesse momento pode comprometer toda a expectativa de produção. 

O tratamento de sementes (TS) é a primeira etapa do manejo contra as pragas e doenças e o principal objetivo dessa etapa é proteger a semente e a planta nos estádios iniciais.  

Assim, na semente o TS protege o potencial produtivo e a genética embarcada na mesma. Na planta, o tratamento de sementes a protege contra o ataque de pragas e doenças nos estádios iniciais de desenvolvimento

Essa proteção da planta se dá através da combinação de diversos produtos que podem ser utilizados na calda do tratamento, sendo eles inseticidas, fungicidas, nematicidas, produtos biológicos, inoculantes e estimulantes. 

Tudo isso protege a semente e a plântula, além de que alguns produtos trazem também o estímulo de um maior desenvolvimento, elevando a velocidade de desenvolvimento e de emergência dessas plantas. 

Podemos dizer que nós reduzimos a pré-disposição da semente ao ataque de fungos e pragas, já que ela se desenvolve mais rápido, aumentando também a resistência às condições ambientais adversas, caso, por exemplo, ocorra uma seca durante esse período.  

O tratamento de sementes também pode promover um maior desenvolvimento das raízes, fazendo com que tenhamos um melhor aproveitamento dos nutrientes do solo e da água, permitindo o desenvolvimento mais rápido. 

Portanto, por possibilitar esse estabelecimento e o número ideal de plantas por metro quadrado, o TS protege o primeiro componente da produtividade. 

Conseguimos também através do tratamento de sementes fazer a combinação de diferentes produtos e ativos de modos de ação.  

Assim, podemos customizar um tratamento de sementes ideal ao problema chave que o agricultor tem em cada área ou em cada propriedade.  

Para cada problema temos uma indicação de produto, dose e forma correta do uso do tratamento de sementes.  

O ideal é que sejam utilizados produtos formulados para esse tipo de operação pois a semente é muito sensível (organismo vivo), sendo o uso de outras classes de produtos muito danosos e prejudiciais à semente.  

É por isso que a formulação dos ingredientes ativos tem que ser específica para não causar danos às sementes e ao desenvolvimento inicial das plantas, trazendo o resultado que esperamos com o uso de um tratamento de semente. 

Devemos também ter muito cuidado na execução do TS. Ele deve ser feito sempre por pessoas qualificadas, treinadas, em um local propício para essa operação com a utilização de equipamentos de segurança e de produtos recomendados para essa finalidade, sempre respeitando as recomendações técnicas das empresas detentoras do produto, dos objetivos desta operação e dos objetivos para o controle de determinadas pragas e doenças.  

Quais são os tipos de tratamento de sementes que existem e qual é o melhor deles?            

Hoje existem basicamente 2 modalidades de tratamento de sementes sendo ofertadas no mercado: 

  1.  Tratamento de Sementes Industrial, também conhecido como TSI; 
  1.  Tratamento de sementes feito na propriedade, que também é conhecido como tratamento de semente “on farm”. 

O tratamento de sementes “on farm” é aquela modalidade em que o agricultor compra a semente separada do tratamento, normalmente realizando a aplicação na fazenda de forma manual, empírica e, muitas vezes, artesanal.  

Por isso, devemos ter muita atenção ao fazer esse tipo de tratamento, pois existe uma maior exposição do operador no momento desse tratamento, já que o operador está exposto a riscos e tem uma maior exposição aos erros de dosagens. 

Também temos que nos atentar com a compatibilidade entre os produtos utilizados nessa calda de tratamento.  

Já o TSI é a modalidade ofertada pelas principais empresas de sementes do mercado, como por exemplo na cultura do milho que é hoje a cultura que tem maior proporção de tratamento de sementes industrial do mercado. 

Ano após ano a adoção do Tratamento de Sementes Industrial vem crescendo pelos agricultores e isso se deve a diversos fatores, mas entre eles nós destacamos a praticidade. 

O TSI é muito prático, pois ao comprar a semente já tratada o agricultor pode iniciar imediatamente o plantio e ainda tem a garantia da dosagem correta e o uso do produto adequado para o controle de determinadas pragas e doenças. 

Outro ponto é que, para atender a demanda dos agricultores, mais empresas têm investido em tratamento de sementes industrial e elas estão disponibilizando mais ofertas no mercado de sementes com esse tratamento. 

Além disso, a tecnologia de TSI tem evoluído muito nos últimos anos pois hoje conseguimos combinar mais produtos na mesma calda, ou seja, nós temos controle para maior número de pragas e doenças em um mesmo tratamento. 

Um exemplo que podemos citar é o uso de produtos biológicos hoje em TSI em que a formulação do produto biológico é específica para o tratamento de semente industrial e é compatível à esta operação, o que não era possível alguns anos atrás, já que não tínhamos produtos biológicos formulados para TSI.  

Hoje o agricultor tem uma grande credibilidade em comprar a semente com o TSI porque ele sabe que a semente é tratada por pessoas capacitadas, que a operação é feita em um local seguro projetado para isso e dentro ainda das normas de segurança e que esse tratamento tem uma grande precisão na dosagem aplicada por semente pois ele é feito por equipamentos automatizados e de alta tecnologia. 

Veja também os episódios do Santa Dica que abordam os assuntos de armazenamento de sementes e beneficiamento de sementes.

Santa Dica

O Santa Dica, podcast semanal de perguntas e respostas da Santa Helena Sementes, convida especialistas experientes do agro para responder dúvidas abordando os temas mais relevantes e debatidos do setor agropecuário, especialmente relacionados às culturas de milho e sorgo.

Inicie uma discussão

Inscreva-se

Posts Recentes

Podcast 36